Curso reúne técnicas cirúrgicas menos invasivas e novos tratamentos
O tratamento que transforma pacientes com câncer de estômago em estágio avançado, com metástase, considerados incuráveis a aptos a serem operados aumenta a expectativa de vida dos pacientes e por isso é um dos temas abordados no curso Câncer Gástrico, que será realizado pelo IRCAD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas), unidade Barretos, em setembro. A doença é o terceiro tipo mais comum entre os homens, o quinto entre as mulheres, mas o segundo em mortalidade. Em 65% dos casos acomete homens com idade entre 60 e 70 anos.
Dirigido pelo membro do Comitê Executivo do Conselho da Associação Mundial de Câncer Gástrico, Dr. Paulo Kassab, o curso abordará todos os aspectos de tratamento da doença, do diagnóstico, melhores técnicas da cirurgia minimamente invasiva e robótica, à novos tratamentos adjuvantes como imunoterápicos e quimioterápicos como o esquema FLOT, um tratamento no qual através de quimioterapia peri-operatória pode-se obter redução da extensão da doença e o paciente se tornar apto a se submeter a cirurgia minimamente invasiva e assim aumentar suas chances de cura e sobrevida. Também haverá treinamento prático em tecido vivo permitindo aos cirurgiões capacitação nas técnicas modernas.
O Dr. Paulo Kassab ressalta a evolução da cirurgia por laparoscopia e robótica que ocorre justamente no momento em que outros tratamentos da doença com respostas por vezes excepcionais começam a ser relatadas abrindo esperanças para o futuro com operações menos agressivas e sobrevivência muito maior.